CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual é aprovado em 2º turno

Programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual é aprovado em 2º turno

O programa vai ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade
Imagem referente a Programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual é aprovado em 2º turno

A proposta que oferece a chance para estudantes da rede pública estadual de ensino de estudar no exterior avançou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a sessão plenária desta terça-feira (5). O projeto de lei 726/2019, do Poder Executivo, que institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte — SEED o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi aprovado em segundo turno de votação. O programa vai ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil.

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirma que o Ganhando o Mundo vai proporcionar aos estudantes da Rede Pública experiências e conhecimento por meio da vivência e convivência em ambiente educativo de outros países. “Mais do que aprender um novo idioma, o programa possibilitará que nossos alunos tenham a oportunidade de viver experiências culturais que vão agregar muito no aprendizado, na visão de mundo e na sua vida como um todo”, afirma o chefe do Executivo. “Ter estudantes preparados para o futuro vai nos ajudar a construir um Paraná moderno, com pessoas capacitadas e bons profissionais”, complementa.

Ganhando o Mundo

 De acordo com o projeto, poderão participar do Ganhando o Mundo estudantes que estiverem cursando a 2ª série do Ensino Médio na rede pública e que tiverem no mínimo 15 anos no momento do embarque e no máximo 17 anos e seis meses até o retorno ao Brasil. Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir e ser aprovado em curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação.

Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão uma ajuda de custo de seis parcelas. Durante o período em que estiver no exterior, ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis cadastradas no programa. O número de vagas, critérios de seleção e classificação serão divulgados por meio de edital publicado pela Secretaria da Educação e do Esporte.

FARTAL

Assinado pelos deputados Goura (PDT) e Soldado Fruet (PROS), o projeto de lei 109/2019, que inclui no Calendário Oficial de Eventos o Estado do Paraná a Feira de Artesanato e Alimentação de Foz do Iguaçu (FARTAL) passou em segunda votação. O evento, que acontece anualmente em todo o mês de junho, é promovido pela prefeitura e pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, e integra as comemorações de aniversário do município. No ano passado, a feira chegou à sua 42ª edição e recebeu um público de cerca de 200 mil pessoas. Já o projeto de lei 318/2018, do deputado Douglas Fabrício (PPS), que institui o Dia Estadual do Monge João Maria, a ser comemorado anualmente no dia 27 de março, passou em terceiro turno.

Títulos e imóveis

Avançaram em segundo turno de votação os projetos de lei que consideram de utilidade pública a Associação Voleibol Vila Velha (PL 584/2018) e a Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas (PL 464/2019). Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei 711/2019, assinado pelo Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, a realizar a doação de um imóvel de 4,8 mil m² ao município de Faxinal, foi aprovado em segundo turno. O imóvel, segundo o texto, será utilizado para o Parque Municipal de Máquinas. Também assinado pelo Executivo, o projeto de lei 771/2019, que autoriza o próprio Governo do Estado a efetuar a cessão de parte de um imóvel á Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paula Freitas, passou em primeira votação.

Crédito

O projeto de lei 770/2019, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Estado a contratar operação de crédito com instituições financeiras públicas e privadas, com a garantia da União, foi retirado da pauta de votações uma vez que ainda aguarda parecer da Comissão de Finanças. Já o projeto de lei 295/2019, de autoria dos deputados Paulo Litro (PSDB) e Goura (PDT), alterando a Lei nº 18.780/2016, que institui a política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso de bicicleta, passou em primeiro turno. Também foi aprovado em primeira discussão o projeto de resolução 21/2019, de autoria da Comissão Executiva da Assembleia, que dispõe sobre as verbas de ressarcimento destinadas a cobertura de despesas relacionadas à atividade parlamentar. Durante sessão extraordinária realizada também nesta terça-feira, o texto, que seria apreciado em segundo turno, recebeu 22 emendas de plenário e, com isso, retorna à Comissão de Constituição e Justiça.

Redação final

Por fim, os parlamentares aprovaram em redação final os projetos de lei 192/2019, do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina Rodovia Teodoro Martins trecho da PR-454; 319/2019, do deputado Emerson Bacil (PSL), que altera o artigo 1º, da lei n° 14.356 de 07 de abril de 2004, que instituí o Dia e a Semana do Tropeiro; 336/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), que concede o título de utilidade pública ao Centro de Proteção Assistencial à Saúde e à Educação de Cambé; e 633/2019, do deputado Tião Medeiros (PTB), que altera a lei nº 12.877/2.000, que declara de utilidade pública o Asilo de Velhos Lins de Vasconcelos, com sede e foro no município de Paranavaí. As quatro propostas agora seguem para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Tribunas

As reformas administrativas propostas pelo Governo Federal; as demandas do Complexo Médico Penal, em Piraquara; o Hospital Universitário de Cascavel; a possibilidade de venda da Copel Telecom; e o projeto de resolução 21/2019, estiveram entre os temas discutidos em plenário pelos parlamentares. Subiram às tribunas os deputados Galo (PODE); Soldado Fruet (PROS); Professor Lemos (PT); Michele Caputo (PSDB); Homero Marchese (PROS); Luiz Claudio Romanelli (PSB); Ricardo Arruda (PSL); Marcio Pacheco (PDT); Tadeu Veneri (PT); Hussein Bakri (PSD); Mauro Moraes (PSD); e Douglas Fabrício (PPS).

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais