CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Setores públicos mobilizam arrastão contra o mosquito Aedes aegypti em Pato Bragado

Setores públicos mobilizam arrastão contra o mosquito Aedes aegypti em Pato Bragado

Situação é alarmante no município, pois a incidência de casos tem crescido rapidamente...

Publicado em

Por Luiz Oliveira

Publicidade
Imagem referente a Setores públicos mobilizam arrastão contra o mosquito Aedes aegypti em Pato Bragado

Em muitos municípios da região e do Paraná por extensão, a dengue se alastra assustadoramente. Os números são atualizados quase que diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde e nos municípios. Providências são tomadas para evitar um problema ainda maior.

Em Pato Bragado, por conta disso e considerando o município tem muitas notificações e caminha para a decretação de “estado de epidemia”, a administração municipal está programando para quinta-feira (27) às 7h30, uma mobilização em frente à prefeitura que contará com a participação de servidores públicos de todas as Secretarias. Será formada uma grande frente de trabalho pela eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, nesse dia e também na sexta-feira (28). 

Hoje (21), pela manhã o prefeito Leomar Rohden, o Mano e vice Dirceu Anderle, juntamente com o secretário de Saúde, John Nodari, secretários, diretores do setor de saúde e agentes de endemias se reuniram na prefeitura para traçar o plano de ação.

Agentes de endemias consideraram a situação alarmante e mesmo com todo trabalho de conscientização com os moradores e recolha de entulhos, realizado nas residências, inclusive muitas horas de pulverização de inseticida, a incidência de casos tem crescido rapidamente. 

Dados

Conforme a diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist, o município conta com 80 notificações da doença e 08 casos confirmados. O número de pessoas com o problema, segundo ela, é maior, pois muitos exames ainda estão no laboratório Lacen, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado. “De um dia para o outro podemos ter os resultados das amostras de sangue e aí sim, ao que tudo indica, se tivermos 16 casos autóctones, confirmados, contaremos com uma epidemia no município”, revela.

Saúde Pública

Diante do cenário que se modifica a cada dia, com mais casos positivos, o prefeito Mano cobrou dos secretários atitudes como a de verificar detalhadamente seus setores, principalmente calhas, fossas e ralos e, da mesma forma os servidores para que fiscalizem suas propriedades. O gestor pede à população para que aproveite o feriado para realizar uma faxina na casa e quintais, depositando tudo que não serve mais e que acumula água, facilitando assim, o trabalho das pessoas desse grande mutirão pela vida.

O prefeito salientou que além dos locais já mencionados, plantas, vasilhas de pets, lonas, cisternas, tonéis, tanques de água e até mesmo os recipientes para recolha de água da chuva devem ser bem tampados ou eliminados.

O uso do repelente não exclui a necessidade de manter a casa limpa e livre de criadouros, mas é uma medida extra para se proteger dos mosquitos.

As informações são do site Correio do Lago com Assessoria.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais